A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 8ºano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio foi desenvolvido em duas fases distintas:
Numa primeira fase foi lançado o desafio do concurso aos alunos tendo sido disponibilizados os objetivos e o respetivo regulamento na plataforma Classroom. Posteriormente numa das aulas de Ciências Naturais os discentes foram fotografar, sob orientação da professora, alguns dos exemplares de espécies que temos presentes nos espaços exteriores da nossa escola.
De seguida, efetuaram pesquisa sobre as espécies fotografadas com auxílio de guias de identificação e outros elementos bibliográficos e recorreram também a aplicações móveis, como o PlantNet / Biodiversity4All. Como algumas das espécies não foram fáceis de identificar foi solicitada a colaboração do Laboratório da Paisagem (Guimarães) para a sua identificação. Deste modo, estes disponibilizaram-se para vir à escola realizar uma Ecoaula de campo que foi fundamental na identificação das espécies que suscitaram mais dúvidas.
Na segunda fase em articulação das disciplinas de Ciências Naturais, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Visual, os alunos elaboraram a ficha de Identificação da espécie e a respetiva ilustração.
Entre os trabalhos elaborados pelos alunos foi feita uma seleção de oito mediante um conjunto de critérios estabelecidos pelo regulamento do concurso e professores envolvidos.
Na Comemoração do Dia Mundial do Ambiente serão expostas na escola todas as ilustrações
realizadas pelos alunos.
Durante todo o processo os alunos participaram de forma ativa e com grande entusiasmo, tendo despertado para uma observação mais atenta para a biodiversidade na (minha) escola.