A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano

N.º de Participantes:
60 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No início do 2º período os alunos do 7º ano após tomarem conhecimento da atividade e regulamento do trabalho, eles dividiram-se em grupos de 2 a 3 elementos. Primeiramente, os alunos começaram o trabalho de uma forma lúdica, com recurso ao jogo «Insectos em ordem», afim de aumentarem o conhecimento acerca destes seres vivos. Posteriormente, os alunos em grupo foram para o espaço exterior da escola e fotografaram as espécies que encontraram.
De seguida, os mesmos alunos, com o auxílio de uma app instalada no telemóvel/computador (PlantNet , iNaturalist; Biodiversity4All), ou guias de identificação, observaram e identificaram os animais e plantas existentes no jardim da escola, tendo sempre atitudes de não perturbar nem danificar os seres vivos presentes nesse ecossistema.
Neste contexto, os alunos elaboraram a ilustração de cada espécie, com a técnica do lápis de cor, e realizaram pesquisas para procederem ao preenchimento, em grupo, da ficha de identificação e características das respetivas espécies.