A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB de Azóia (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré escolar

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Biodiversidade na nossa Escola
“As Aves na Nossa Escola”
No âmbito do projeto Eco-escolas estamos a desenvolver um projeto sobre Aves na Nossa Escola. Temos um ninho de andorinhas na escola, as crianças presenciam de muito perto todo o processo de crescimento das crias. Paralelamente há muitas aves que nos rodeiam, podemos ver e ouvir os sons bem perto. Daí surgiu a ideia de criar condições para que se aproximem e se possam alimentar e nidificar na nossa escola. Para tal iremos colocar caixas ninho, comedouros e bebedouros.
Tivemos a oferta de 3 caixas Ninho da Junta de Freguesia do Castelo, através do seu projeto “O meu amigo Chapim”. Vamos agora trabalhar o Tema na Sala, construir comedouros e bebedouros.
Na escola observamos diariamente: andorinhas das chaminés, pardais, alvéolas brancas, melros e rolas.
Andam sempre a encontrar outras espécies: Bichos de conta, Borboletas, caracóis, formigas. Mas como são crianças tão pequenas, limitámos apenas às aves.
Objetivos:
- Observar e respeitar as aves;
- Dar a conhecer as aves que nos rodeiam;
- Sensibilizar as famílias para o respeito pela biodiversidade das aves;
- Envolver as crianças de forma ativa no projeto;
- Promover a reutilização de materiais.
Propostas de atividades:
- Pesquiza de informação sobre aves que existem na escola;
- Colocação de Caixas Ninho;
- Construir comedouros e bebedouros para aves, utilizando materiais recicláveis;
- Recolha de penas para observação na sala (no cantinho das Ciências);
- Construção de caixas ninho com passarinho e ovos (de chocolate), usando materiais recicláveis, como prenda da Páscoa;
- Elaboração de fatos de Carnaval "As Aves da Nossa escola" - Desfile pela Aldeia;
- Construção de um observatório para observar aves na nossa escola;
- Construção de Binóculos para todas as crianças, usando materiais recicláveis.