A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Jardim de Infância de Santa Maria (Estremoz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Educação pré-escolar: 3 aos 6 anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O jardim de infância de Santa Maria, em Estremoz, fica no meio da cidade do mármore. Este jardim de infância, tem 2 grupos de crianças, entre os 3 e os 6 anos, num total de 45 meninos.
Mas que sorte a nossa, o jardim de infância tem um espaço exterior, com canteiros de flores e árvores. Isso faz com que possamos observar algumas espécies de fauna e flora, que todos os dias por ali encontramos.
Foi fácil motivar os nossos meninos para esta atividade, uma vez que só tivemos de colocar no papel e nas fotos o que está mesmo ali ao nosso alcance, aprofundado um pouco mais os nossos conhecimentos.
Há sempre coisas novas a descobrir e outras que já conhecíamos, mas voltamos a observar, mais pormenorizadamente.
As escolhas das espécies relacionadas com a flora foram feitas a partir das flores, que estão abertas nesta época do ano e as da fauna com os animais que conseguimos observar no mesmo espaço, dando enfase aos insetos.
Escolhemos para representar a flora, o jasmim amarelo, os cravos, maravilhas de cheiro, beijinhos de mãe e sogra e nora. Para a fauna escolhemos a joaninha, os gafanhotos, a abelha, uma vez que os meninos deste grupo, estão a desenvolver um projeto na sala em que se debruçam especialmente sobre o tema dos insetos.
Fizemos perguntas aos nossos avós e pais, aos funcionários da Junta de Freguesia que nos ajudam a manter o pátio bonito, pesquisamos em livros e internet.
Depois com folhas, canetas, lápis, cola, tesouras, computador, livros, máquina fotográfica, realizamos os nossos contributos para este projeto.
Por fim, cada grupo na sua sala, fez a escolha das fotos que aqui vamos publicar.
Consideramos que os meninos após este projeto, renovam e aumentam o seu gosto e vontade de proteger a natureza.