A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito da atividade “Biodiversidade da Minha Escola”, a turma B2, 2ºano, da EB de Ruivães, do Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão, dedicou-se à exploração, observação e identificação de algumas espécies existentes no espaço exterior. Esta atividade foi inserida e articulada com o conteúdo “Os seres vivos e o seu meio ambiente” do Estudo do Meio. Ao abordar o tema exploramos alguns termos como habitat, conservação, extinção, entre outros.
Após o estudo das características e modos de vida dos seres vivos (plantas e animais) decidimos dar início à atividade.
Num primeiro momento, decidimos pedir a colaboração das famílias e Junta de freguesia na construção de ninhos e bebedouros para serem colocados nas árvores existentes, com o objetivo de atrair maior quantidade e diversidade de aves. Estes objetos foram construídos a partir de materiais reaproveitados.
Num segundo momento, saímos para o exterior com o objetivo de recolher, fotografar e identificar os seres vivos existentes no jardim e horta da escola. Com a colaboração da professora de Ciências recolhemos alguns insetos, colocamos em caixas, observamos com uma lupa e registamos as suas características. Tivemos muito cuidado para não os magoar e no final da aula, voltamos a colocá-los no seu habitat.
Numa outra fase fomos fotografar outros seres vivos. A partir desse registo fotográfico, selecionamos alguns e iniciamos a pesquisa, na aula TIC, de informações sobre cada uma das espécies. A turma foi dividida em grupos e cada um pesquisou e efetuou o respetivo registo na ficha da espécie. Durante esta pesquisa descobrimos que tínhamos na escola uma planta venenosa para animais e crianças. Decidimos escrever um e-mail para a Junta de freguesia a alertar para esse facto e pedir para a substituir por outra planta.
Numa última fase, os alunos desenharam e ilustraram, a partir da fotografia, cada um dos seres vivos. Estas ilustrações farão parte de uma pequena exposição a realizar no final do ano letivo.