A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Jardim de infância

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O jardim de infância encontra-se rodeado por matas e pequenas florestas de pinheiros, azinheiras, carvalhos, acácias e eucaliptos, e por terrenos de cultivo. Agora na Primavera oferecem mantos magníficos de várias cores que despertam a curiosidade e o deslumbramento de grandes e pequenos com o colorido das flores da urze, da esteva, da giesta, da carqueja e do rosmaninho, entre outros. Estes espaços propiciam ótimos momentos de brincadeira, serenidade e descobertas.
A bióloga da câmara Municipal veio fazer-nos uma workshop para nos ajudar a perceber o que é a BIODIVERSIDADE e a importância da sua preservação para o bem do planeta.
Participamos também numa apresentação sobre a Vespa Velutina, aprendendo os perigos que representam para as abelhas. Com a colaboração da junta de freguesia foram colocadas armadilhas para a captura das rainhas no espaço escolar.
Recuperámos os hotéis de insetos, colocados no ano anterior, para oferecer abrigo aos diferentes insetos polinizadores que nos visitam.
As saídas de campo permitiram despertar o gosto e o respeito pela natureza, pelas brincadeiras ao ar livre, e motivar para a aprendizagem.
Plantamos gerânios, alfazema, rosmaninho, roseiras, bolbos de outono, para tornar o nosso espaço mais florido e atrativo para as diferentes espécies.
Com recurso ao telemóvel foram tiradas as fotografias das diferentes espécies selecionando-se, no caso da flora, as favoritas do grupo. As abelhas foram escolhidas por sermos muito visitados por estes insetos e o ouriço cacheiro por ser uma visita inesperada que encantou as crianças.
Depois de selecionadas as espécies a apresentar, foi proposto o desenho das mesmas. As crianças que se ofereceram para a tarefa foram divididas pelas diferentes espécies, a desenhar, de acordo com as suas preferências.
Todos se envolveram com muito entusiasmo.