A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A turma M do 6º ano realizou uma chuva de ideias na disciplina de Artes do Espetáculo, com o intuito de elaborar um projeto do agrado de todos. Assim, por entre vários temas, surgiu a proposta de pesquisar e saber mais sobre a flora da nossa escola, visto o patrono, Dr. António Augusto Louro, estar ligado à primeira Festa da árvore realizada em Portugal em 1907. A coordenação do Eco Escolas apercebeu-se de que a turma estava a trabalhar o tema e propôs a participação no Projeto A Biodiversidade na minha Escola. Assim, realizaram-se duas saídas ao pátio para tomar contacto com as árvores e arbustos existentes e registar pelo menos 28 diferentes, um para cada aluno da turma. Os alunos ficaram surpreendidos com tamanha diversidade. No regresso à sala, fez-se o sorteio das espécies e iniciou-se um tempo de pesquisa individual. Mais tarde, os alunos trabalharam em pares, criando um diálogo entre as espécies de modo a partilhar o conhecimento. Alguns apresentaram os diálogos à turma, usando uma linguagem expressiva verbal e corporalmente. Preencheram a ficha de espécie fornecida pelo Programa Eco-Escolas.
Preparando-se para o trabalho de ilustração, começaram por ver o vídeo com a ilustradora Sara Simões, “Aproximação à Natureza através do desenho” realizaram registos gráficos, a partir de fotografias, das espécies. Foi depois o momento de aprender mais sobre a técnica de aguarela e experimentá-la. Mais tarde, recolheram amostras das árvores em causa e realizaram cuidados desenhos de observação, que pintaram com a referida técnica. Finalmente , foi tempo de seleção de trabalhos e de reflexão sobre os momentos mais importantes deste projeto, em que se envolveram com empenho.