A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Externato da Luz (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto iniciou-se em novembro com uma oficina de construção de abrigos para insetos no jardim da escola. Estas aulas práticas surgiram a propósito da importância dos insetos no ciclo da matéria e no equilíbrio dos ecosistemas (Ciências Naturais 8º ano). Mais tarde, a professora de Tecnologia Artística desenvolveu um trabalho com a técnica ecoprint (impressão botânica) em que levou os alunos ao jardim para escolherem plantas, identificarem com a aplicação de telemóvel PlantNet, e recolherem folhas para o seu trabalho. Em abril, os alunos regressaram ao jardim para procurarem espécies animais e fotografá-las com o telemóvel. Perceberam que fazem muito barulho e assustam as aves. As muitas espécies fotografadas foram identificadas (cerca de 20) recorrendo à aplicação inaturalist. Foram escolhidas as espécies mais apelativas para as ilustrações por isso as professoras de Ciências Naturais e de Físico-Química também colaboraram no projeto fazendo o registo fotográfico de aves como o gaio e a poupa. As diretoras de turma do 8º ano também participaram dedicando uma aula de DT à pesquisa de informação e preenchimento das fichas sobre as espécies escolhidas. Em maio, os alunos ilustraram as espécies selecionadas nas aulas de Educação Visual sob a orientação da professora da disciplina.