A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Externato de S. José (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi realizado um trabalho sobre a Biodiversidade da nossa escola. No início do ano os alunos começaram por dinamizar a horta. Procuraram escolher espécies vegetais autóctones sempre que possível, da época e foram todas adquiridas pelos alunos em mercados próximos das suas casas. No Inverno saímos ao jardim para identificar algumas aves que nos visitamos e face às condições meteorológicas e alguma escassez de comida decidimos elaborar comedouros e bebedouros para os pássaros. No início do segundo período voltamos ao jardim para observar sucessões ecológicas primárias e secundárias e começamos com recurso ao caderno de campo a registar todas as espécies que encontrávamos. Posteriormente selecionamos em grupo uma espécie das observadas e voltamos a sair ao jardim para as fotografar. Na disciplina de TIC procuramos informação revelante sobre a mesma e reunimos toda a informação num póster. Posteriormente pretendemos elaborar placas com a identificação pesquisada através da aplicação QR – code elaborando um pequeno guião para toda a comunidade educativa poder explorar.