A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (Alter do Chão)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11 e 12 ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão tem mais de 30
anos de existência e na sua génese está o curso de Técnico de Produção Agrícola.
Mais tarde, com a mudança da escola para o espaço da Coudelaria de Alter, surgiram
os cursos de Técnico de Gestão Equina e, associado à mais valia da propriedade, o
Curso Técnico de Cinegética e, mais tarde, o Curso de Acompanhante de Turismo
Equestre. Recentemente, devido à implementação do Hotel Vila Galé no mesmo
espaço, ao abrigo do programa REVIVE, a Escola apostou no Curso de Técnico de
Turismo Ambiental e Rural.
Assim seria muito ambíguo identificar todas as espécies. mas os alunos optaram por identificar as espécies existentes mesmo ao pé da escola.
Houve uma interdisciplinaridade entre cursos, os alunos de Turismo equestre trabalharam com os de Turismo ambiental assim como o trabalho das disciplinas de turismo equestre e Ambiente e desenvolvimento Rural. Este trabalho foi desenvolvido em contexto escolar, decorrido no 3 período, Os alunos empenharam-se e trabalharam muito bem, tomando eles a iniciativa. Foi um trabalho em que se envolvia os espaços exteriores, a biodiversidade, recorrendo às novas tecnologias, o que funcionou muito bem para aprendizagens formais e não formais. Aprender a fazer é o nosso lema.