A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Atividade
a) Introdução – O professor apresenta a atividade explicando que deverão formar grupos de 3/4 alunos, cabendo a cada grupo escolher no mapa da escola um espaço do jardim da escola para captação das espécies existentes nesse espaço. São fornecidas as informações das tarefas a executar no trabalho de campo (observação da biodiversidade do local, e tirar várias fotografias dos exemplares.
b) Desenvolvimento – Após os esclarecimentos necessários, os grupos de alunos, munidos com o seu telemóvel, deslocam-se aos jardins da escola para captura de imagens das espécies encontradas.
Os alunos circulam pelo espaço atribuído de forma autónoma, com supervisão do professor. Já em sala de aula, com acesso às apps, identificam as espécies das imagens capturadas, com os seus nomes comuns e científicos, utilizando aplicações móveis e os guias de identificação disponibilizados no classroom da turma. Após identificação das espécies, na 2ª aula, segue-se a pesquisa sobre as características das mesmas, com auxílio do material fornecido e outros elementos bibliográficos o preenchimento da respetiva ficha da espécie. As fichas de espécie, devidamente preenchidas, são enviadas por cada grupo para a classroom da turma.
c) Conclusão – Na terceira aula, recorrendo ao computador e projetor, os alunos serão convidados a partilhar com o grande grupo o trabalho desenvolvido e são escolhidas as fichas de espécie com melhor qualidade. A ilustração de cada espécie selecionada será realizada pelos alunos que se proponham para as efetuar.