A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6º e 8º anos

N.º de Participantes:
210 alunos e 4 professores

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio foi proposto às equipas educativas da EBS de Campo.
Foi aceite pelas equipas de 6º e 8º anos. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de CN.
Relativamente ao trabalho desenvolvido pelos alunos de 6º ano, cada turma, inicialmente, adotou uma árvore presente no jardim da escola, sendo desenvolvidas várias atividades "à volta" da árvore. No entanto, para enriquecer o trabalho elaborado pelos alunos de cada turma, foram escolhidas outras árvores do jardim e eles preencheram uma ficha com descrição, fotos e desenhos. Estas fichas ficaram expostas aquando da comemoração do Dia Mundial da Floresta.
Quanto ao trabalho desenvolvido pelos alunos de 8º ano, estes começaram por escolher a árvore a estudar (uma árvore para 2 alunos); foi feita a identificação, com recurso, por exemplo a apps como "PlantNet". Posteriormente foi feita pesquisa e elaboração dos pósteres que também serão expostos na "Semana Aberta" (de 1 a 9 de junho), estando já inseridos no Padlet do Projeto - Parque das Serras do Porto do Agrupamento.