A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
Alunos do 1º e 2º anos do Curso de Educação e Formação de Cozinha (equivalente ao 3º ciclo) e do 1º do curso Profissional de Restauração (equivalente ao secundário)

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto “A Biodiversidade da minha Escola” foi desenvolvido pelos alunos das turmas do 1º e 2º anos do Curso de Educação e Formação de Cozinha (equivalente ao 3º ciclo); turmas A e B do 1º ano do Curso Profissional de Restauração – Cozinha e Pastelaria e turma A do 1º ano do Curso de Profissional de Restauração – Restaurante e Bar (equivalente ao secundário), no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania, Tecnologia Alimentar e Gestão em Restauração.
O trabalho iniciou-se com a apresentação do projeto aos alunos, uma discussão alargada às turmas dos objetivos que se pretendiam alcançar, dando especial ênfase à importância da preservação da biodiversidade e de que forma cada aluno, no seu dia-a-dia pode fazê-lo. De seguida passou-se à planificação e execução do trabalho de campo. A observação, identificação e registo fotográfico das espécies decorreu nos jardins e hortas pedagógicas da Escola e contou com a colaboração do Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo – Porto. Para desenvolver esta fase do projeto os alunos utilizaram as aplicações PlantNet e iNaturalist e diferentes guias de identificação de espécies. Através de um formulário online criado para o efeito, foi proposto que os alunos registassem o nome comum da espécie, nome científico e associassem as fotografias realizadas às espécies identificadas.
Na etapa seguinte, foi proposto aos alunos que realizassem as fichas de identificação das espécies. Finalmente os alunos realizaram ilustrações das espécies documentadas. Nesta etapa considerou-se interessante divulgar aos alunos o trabalho realizado pelos ilustradores científicos, profissionais que são habitualmente artistas que se interessam por ciência ou vice-versa e que desenvolveram competências em comunicação visual aplicada às ciências.
O interesse e empenho revelados pelos alunos nas diferentes fases do projeto e os produtos elaborados permitem fazer uma avaliação bastante positiva do mesmo. Ainda este ano letivo será realizada uma exposição, aberta à comunidade escolar, do trabalho realizado pelos alunos.