A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
pré-escolar(3-4 anos)

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A Sala Azul do CPBESA contempla um grupo de crianças dos três aos quatro anos de idade.
Em meados de março a educadora apresentou um PowerPoint com algumas questões que vinham a ser conversadas no dia-a-dia em sala, para sensibilização da preservação do ambiente, nele apresentava esquemas de alguns ciclos de vida e as crianças puderam selecionar um ciclo, para colorir, mas também o deveriam saber descrever sucintamente aos colegas.
No dia 1 de abril iniciamos o primeiro passeio com objetivo de observar espécies para o desafio: A biodiversidade na minha escola. Fora planificado um passeio por semana, para observação e seleção de espécies. A princípio colhíamos as plantas em flor, que as crianças mais gostavam, para levarmos para a sala e pesquisarmos sobre as suas principais características. A educadora fez registos fotográficos das plantas e do espaço envolvente, para ajudar a complementar a caracterização. Iniciámos com as plantas, uma semana para ir conversando sobre as caraterísticas de cada uma delas, as cores/as texturas/a quantidade de folhagem/ a forma das pétalas. Para conhecer o verdadeiro nome destas, eram feitas pesquisas no google e recurso a um livro sobre plantas e seus habitats. Após o passeio, no período da tarde era proposto às crianças desenharem as espécies através da observação.
Quanto à fauna tivemos mais dificuldade de alcançar, nem sempre fora bem-sucedido fazer um bom registo fotográfico. Continuamos com passeios planificados durante as primeiras semanas de maio para observação da biodiversidade. A educadora registou-se na app INaturalist e com acesso ao BioDiversity4all, deu a conhecer o nome que se dava a algumas espécies, onde estas se localizavam com suporte de livro com mapa mundo. Acabámos por conseguir pelo menos 5 insetos, a caracterização foi feita em grande grupo, através de observação direta de características, ao qual a educadora orientava para a caracterização, quantidade de patas, quantidade de antenas/ a forma/ de que se alimentavam/ como se deslocavam. Fora proposto o desenho de observação de cada uma das espécies e com registo de características principais, forma/cor, número de patas e antenas. Algumas espécies mantiveram-se em sala ainda vivos por dois dias e o gafanhoto permanece vivo e é alimentado diariamente.