A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A escolha do desafio “A Biodiversidade da minha escola” foi contextualizada na turma do 2º ano na disciplina de Estudo do Meio inserido no conteúdo "As Plantas", nomeadamente plantas espontâneas e plantas cultivadas. Para este desafio foram necessárias quatro aulas: 1ª aula- saída de campo para observação e recolha; 2ª aula - para pesquisar algumas curiosidades e registar o nome científico; 3ª aula- ilustração das plantas; 4ª aula – elaboração de um herbário.
Na saída de campo, os alunos observaram alguns espaços dentro e fora da escola e observaram algumas plantas espontâneas que fazem parte da biodiversidade da escola. Tiramos fotografias de cinco espécies e recolhemos exemplos dessas espécies.
Em sala de aula, os alunos foram divididos em cinco grupos e cada grupo pesquisou a partir do nome comum os vários nomes científicos no IPad. Noutra aula com a ajuda das fotografias tiradas na saída de campo, os grupos fizeram a ilustração de uma das espécies. Por último, com as recolhas das plantas que, entretanto, estiveram a secar ao longo de uma semana, os alunos elaboraram em grupo um herbário que esteve em exposição para a escola. A divulgação deste desafio foi feita na nossa plataforma junto da comunidade escolar.