A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11ºano: Turma B | Biologia e Geologia | Ciências e Tecnologias

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Trabalho desenvolvido:
1º Apresentação do projeto “Biodiversidade da minha escola” que se encontra na página da ABAE;
2º Apresentação do guião de trabalho onde se encontram as linhas orientadoras;
3º De seguida, os alunos pesquisaram e sistematizaram informação sobre os diferentes critérios de classificação das plantas;
4º Instalação da aplicação de telemóvel PlantNet/iNatruralist.
5º Saída de campo ao recinto escolar - observação, registo e identificação de alguma flora do recinto escolar; recolha de algumas herbáceas;
6º Elaboração das fichas de identificação das espécies; ilustrações de espécies; elaboração herbário – secagem, elaboração das etiquetas e montagem.
Articulando o Projeto “Biodiversidade da minha escola” e o Domínio da Sistemática dos seres vivos (11ºano Biologia), foi possível desenvolver um conjunto de atividades interessantes e criativas, desenvolvendo várias competências do perfil do aluno. O Projeto desenvolveu-se em 3 etapas:
- Preparação da saída ao recinto escolar: pesquisa e sistematização de informação; conhecer os objetivos da saída ao recinto escolar; instalação da aplicação PlantNet/iNaturalist.
- Saída ao recinto escolar: observação, registo e identificação de alguma flora do recinto escolar; recolha de algumas herbáceas.
- Realização do projeto final: elaboração das fichas de identificação das espécies; ilustrações de espécies; elaboração do herbário – secagem, elaboração as etiquetas e montagem. O herbário esteve exposto na biblioteca durante a Semana Eco-Escolas, acompanhado das fichas de identificação.
A turma participou de forma entusiasmada em todas as atividades e elaborou um herbário, permitindo, assim, dar a conhecer alguma flora do recinto escolar.
O trabalho foi exposto na biblioteca escolar durante a Semana ECO-PES, que decorreu de 26 a 29 de abril (temos registos fotográficos da exposição, mas não temos um campo para os inserir).