A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Visconde de Salreu (Estarreja)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Jardim de Infância da Escola Visconde de Salreu

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Painel bichinhos da terra

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Ilustração dos animais encontrados debaixo da terra.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
“ A Biodiversidade da minha escola”
O trabalho desenvolvido no pré escolar do CES no âmbito deste tema teve como principal objetivo promover junto das crianças o respeito por todos os seres vivos, animais e plantas.
Se se pudesse escolher, a nossa escola estaria coberta de relva, árvores e canteiros com flores de modo a podermos observar e entender a importância da biodiversidade nos nossos espaços exteriores, nos nossos recreios. Contudo, e infelizmente, a nossa relva é sintética, as nossas árvores são pouquíssimas e ainda são muito pequeninas, e os canteiros resumem-se a dois enormes “vasos” onde plantaram - a nossa Autarquia - duas espécies de plantas com flores. Ainda assim entendemos que era urgente rodearmo-nos de “verde”, não só para embelezarmos a nossa escola como para conseguir atrair insetos (os polinizadores e outros) e outras espécies, desmistificando também alguns receios que uma comunidade ainda próxima da agricultura “cultiva e promove”… os caracóis, as sardaniscas,... os ratos,... as cobras!
Plantaram-se e semearam-se flores e hortícolas no exterior, em garrafões plásticos reciclados, plantaram-se suculentas, também elas em vasilhames reciclados para dar vida e cor aos espaços interiores.
Pudemos ver borboletas, joaninhas, bichos de conta ou tatus de jardim, minhocas, escaravelhos dourados, formigas, lagartas, gafanhotos e lagartixas. Tivemos bichinhos da seda nas salas - trazidos por uma criança - e observamos todo o processo da metamorfose da lagarta, passando pela ninfa até ao inseto perfeito e, depois, a postura dos ovos e a morte da borboleta… fechou-se um ciclo.
Decoramos paredes, fizemos pequenos ecossistemas em murais representativos do que poderemos ter daqui a alguns anos na nossa escola quando as árvores crescerem.
Pudemos dizer aos nossos pais e amigos como é importante rodearmo-nos da natureza envolvente e promovemos junto a eles a importância de saber coabitar e respeitar todas as espécies.
Ficamos tristes porque sabemos que a poluição está a dar cabo da biodiversidade do nosso planeta mas ficamos muito felizes por descobrir que todas as espécies são importantes e sem elas nós não existiríamos.