A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7.º, 8.º e 9.º

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Em parceria com o Projeto Educativo Municipal, duas turmas de 8.º ano (8B e 8C), participaram em ações no âmbito do projeto RELI - Recreio Escolar Livre de Invasoras, o qual possibilitou aos alunos identificar espécies nativas e espécies invasoras no jardim da escola.
Face aos dados recolhidos elaboraram um “Plano de Controlo” o qual foi alvo de análise numa reunião entre a Escola (alunos, professores e Adjunta da Diretora), a Câmara Municipal e técnicas do CRE.Porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto-Universidade Católica). Este plano será para levar a cabo em regime de colaboração por estes parceiros. Não foi feito trabalho de ilustração das espécies invasoras identificadas. As ilustrações que se apresentam (dado o campo ser obrigatório!) são de árvores nativas, já realizados no ano letivo anterior, e que fazem parte de um vasto espólio existente na escola a partir do qual em colaboração com o Plano Nacional das Artes se criou um "Mapa digital Arbóreo da Serafim (http://essl.pt/index.php/pna/2426-arvores-serafinas).
A primeira ação de controlo das invasoras da escola foi levada a cabo na tarde do dia 31 de maio em que, com a colaboração de um jardineiro da Câmara, 4 turmas de alunos (8B, 7A, 9C e 9A) e seus professores realizaram uma ação de controlo da Erva das Pampas (Cortaderia selloana ) tendo removido 11 exemplares de porte pequeno a médio. Estes exemplares estavam no jardim da frente da escola, junto à escada que dá acesso à estufa, na vertente por trás da sala 44 e também na vertente de acesso ao campo de jogos bem como uma na vertente próxima da escada de acesso ao ginásio.
Também foram removidos 4 exemplares de tintureira (Phytolacca americana) que apesar de não terem sido antes mapeadas foram agora identificadas pelos alunos com a colaboração do Jardineiro da Autarquia. Junto a estes também se encontravam exemplares de jarros (Zantedeschia aethiopica) que, apesar de também não mapeados no local, foram manualmente arrancados pelos alunos.
Ainda este ano e depois também no próximo irão manter-se ações de controlo das restantes espécies e monitorização dos espaços agora intervencionados.
Entretanto e também em parceria com o Projeto Educativo Municipal os alunos do 8.º ano (8A e 8C) participaram na iniciativa “Quantos Parques há no Parque?” e com a colaboração da Dr.ª Marta Seabra, Técnica da Unidade de Ambiente da Câmara Municipal de São João da Madeira, descobriram a biodiversidade do Parque do Rio Ul; um dos parques da cidade de S. João da Madeira que, na proximidade da escola, constitui um recurso educativo de excelência para proporcionar novas oportunidades de observação, aprendizagem e de experimentação.