A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Este trabalho foi proposto pela equipa Ecoescolas.
Assim que o projeto foi apresentado às turmas dos 8.º anos, os mesmos decidiram participar, até porque na nossa escola, existe uma zona exterior muito grande, que convida à descoberta.
1.ª aula: Os alunos, criaram uma conta na plataforma Biodiversity4All (https://www.biodiversity4all.org/), tendo de seguida instalado a aplicação iNaturalist. Foi-lhes dado tempo para que pudessem pesquisar as funcionalidades da aplicação.
2.ª aula: Os alunos fizeram uma saída de campo dentro do recinto escolar fotografando, com o seu telemóvel, as espécies que iam encontrando.
3.ª aula: Passados 2 meses os alunos voltaram a fazer a mesma saída de campo, mas desta vez cada grupo, ficou responsável por obter fotografias de um determinado grupo de seres vivos (insetos, fungos, flores, aves, repteis).
4.ª aula: as fotografias foram descarregadas na aplicação do iNaturalist e procedeu-se à identificação das espécies. No final, cada um dos alunos escolheu uma das espécies para trabalhar.
5.ª, 6.ª e 7.ª aula: os alunos procederam à pesquisa das caraterísticas da sua espécie em páginas web, preencheram a ficha das espécies e executaram a sua ilustração.
No final, será ainda elaborado um placard com o trabalho desenvolvido para partilhar com a comunidade escolar a biodiversidade, da nossa escola, selecionada pelos alunos.
Dificuldades sentidas: Sendo a nossa escola uma escola que se encontra num contexto menos favorecido a qualidade das imagens de algumas fotografias não são boas, visto que os alunos utilizaram o seu próprio telemóvel. Além disso, não se conseguiu fotografar com qualidade as aves que existem no nosso recinto, uma vez que quando nos tentávamos aproximar, as mesmas voavam.