A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre (Leiria)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano de escolaridade

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Tendo em conta a cada vez maior importância que devemos dar aos ecossistemas em geral, e aos ecossistemas que nos rodeiam em particular, os alunos dos oitavos anos da escola Dr. Correia Alexandre foram convidados a participar no projeto “A biodiversidade na minha escola”.
A temática abordada foi trabalhada em parceria com as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, no que concerne ao tema da sustentabilidade ambiental e ao equilíbrio dos ecossistemas.
Foi inicialmente feita uma contextualização do projeto com particular incidência na importância do conhecimento das espécies que existem no espaço escolar para sua preservação e proteção.
Os alunos realizaram saídas de campo orientadas nas quais puderam olhar e ver algumas espécies existentes no espaço escolar; receberam formação com a professora Susana Neves da Sociedade Portuguesa da Botânica sobre a plataforma Biodiversity4All, que utilizaram para a identificação de espécies; fotografaram e registaram o que iam vendo; elaboraram as ilustrações das espécies que selecionaram e realizaram as fichas de espécie da cada uma.
O trabalho colaborativo foi uma constante pois as fichas de espécie resultantes foram construídas recorrendo a um Google Slides partilhado com todos os alunos participantes e no qual os alunos iam colocando as suas contribuições.
Sempre com o intuito de realizar uma aprendizagem ativa, os alunos elaboraram hotéis de insetos reutilizando materiais que foram, no final, distribuídos pela escola e pela cidade de Leiria.