A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos das turmas D e E do 8º ano da escola, aceitaram o desafio de participar no Concurso de Ilustração proposto pela Coordenadora do Projeto Eco Escolas, Ana Sá. Durante a sensibilização sobre a temática, foi salientado a importância de assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres em especial as espécies autóctones existentes nos jardins da escola. Anterior ao trabalho criativo, foi realizada uma pesquisa sobre a diversidade destas espécies que constitui um património de elevado valor do ponto de vista da conservação. Foram tiradas algumas fotografias e seguidamente cortadas ao meio e distribuídas as duas partes aos alunos. Nas aulas de Educação Visual, depois de colarem apenas uma parte da fotografia em papel cavalinho e com a técnica de desenho à vista, os alunos reproduziram a imagem em lacuna complementando assim a imagem total. Aplicando a técnica de lápis de cor (luz/sombra/saturação/intensidade/tonalidade) os alunos ilustraram os seus desenhos.