A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1 ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio foi lançado em Oficina de ciências, tendo os alunos realizado, "uma caça" aos seres vivos do recinto escolar. Foram encontrados caracóis, o típico corvo da Serra da Lousã, na horta da escola, na zona das aromáticas retirou-se um ramo de salsa e encontrram-se com alguma dificuldade, porque o tereno estava muito seco, pequenos exemplars de minhocas, que os alunos denominaram de operários do solo. Em conjunto com a professora titular de turma, foram terminadas as etapas finais (redação final das fichas da espécie).
Na sala de aula, constui-se um caracolário e um minhocário, onde se reuniram condições muito semelhantes ao habitat dos seres vivos, para que os alunos compreendessem o seu modo de locomoção, regime alimentar, entre outras características.