A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
Ano de Escolaridade: 11º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA:
Os alunos revelaram-se sempre muito empenhados e interessados em todas as etapas deste processo. Neste projeto os alunos aprenderam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a biodiversidade envolvente, nomeadamente do recinto da escola, e para a construção de uma cidadania ecológica, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de reconhecer, preservar e proteger a biodiversidade:
O projeto “A Biodiversidade da minha Escola” foi desenvolvido pelos alunos da turma B do 11º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária do Entroncamento. Este tema foi escolhido pois insere-se no domínio organizador “Evolução Biológica” da disciplina de Biologia e Geologia e onde se trabalha as seguintes aprendizagens essenciais:
- Explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica.
- Interpretar situações concretas à luz do Lamarckismo, do Darwinismo e da perspetiva neodarwinista.
- Reconhecer a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas para a sustentabilidade da vida no planeta Terra.
O trabalho iniciou-se com a apresentação do projeto e dos principais objetivos. Seguidamente desenvolveu-se da seguinte forma:
- formação de grupos de trabalho e cada grupo era responsável por identificar as espécies de uma determinada área do recinto escolar. Para tal começaram por instalar no telemóvel a aplicação iNaturalist;
- cada grupo procedeu à identificação de várias espécies, recorrendo à aplicação iNaturalist;
- cada elemento do grupo, escolheu uma das espécies que identificou e procedeu à sua ilustração e respetiva identificação na ficha das espécies (procederam a alguma pesquisa na Internet para complementar as informações do iNAturalist).
Os alunos revelaram-se sempre muito empenhados e interessados em todas as etapas deste processo. Neste projeto os alunos aprenderam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a biodiversidade envolvente, nomeadamente do recinto da escola, e para a construção de uma cidadania ecológica, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de reconhecer, preservar e proteger a biodiversidade.