A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º, 6º e 7º

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio ABAE “A Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvido no âmbito do Clube do Charco, em sessões semanais de 45 minutos, em dois grupos distintos e orientados pelas professoras Ana Patrícia Montalvão e Sara Duarte.
Para além da monitorização e conhecimento dos organismos presentes no charco da nossa escola, as atividades desenvolvidas no clube foram potenciando o desenvolvimento da capacidade de observação das alunas, aos níveis macro e microscópico da biodiversidade.
Com recurso a telemóveis, os seres descobertos iam sendo fotografados, e recorrendo a plataformas digitais (Pl@ntNet, BioDiversity4All, BirdNet) e a pesquisas na internet/bibliografia investigou-se a identificação e caracterização de espécies.
Após a análise das diversas espécies reconhecidas no espaço escolar, foram selecionadas 7 para a apresentação no âmbito do trabalho “A Biodiversidade da Minha Escola”:
- Rã-verde (espécie residente no charco da escola);
- Efemérida (macroinvertebrado em fase de ninfa encontrado na água do charco e observado à lupa binocular);
- Caracoleta (gastrópode encontrado na vegetação da escola);
- Pardal-comum (ave que visita frequentemente os espaços escolares);
- Malhadinha (borboleta com a qual uma das alunas contactou nas suas mãos);
- Medronheiro (árvore autóctone existente no espaço escolar);
- Malva-silvestre (pequena planta encontrada junto a um pinheiro da escola).
Após a seleção das espécies, as alunas procederam à ilustração das mesmas, com o apoio visual das fotografias no telemóvel/computador.
A fase seguinte consistiu na elaboração das fichas para cada uma das 7 espécies, recorrendo a pesquisas na internet.
Também relacionado com o tema da biodiversidade, com a sua preservação e conservação nos espaços escolares, procedeu-se à sementeira de plantas autóctones e melíferas e à plantação de uma árvore autóctone cedida pela “Antarte” (iniciativa “Love Nature”).
O grupo de alunas demonstrou grande interesse, motivação e entusiasmo na realização das diversas etapas do trabalho, em particular na fase de observação e descoberta de espécies.
O trabalho realizado será divulgado à comunidade escolar durante o Conselho Eco-Escolas.
Observação: todas as fotografias enviadas e incluídas nas fichas das espécies foram obtidas no espaço escolar.