A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Castro Daire (Castro Daire)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto "Biodiversidade na Minha Escola", teve como principal objetivo dar a conhecer a biodiversidade existente no espaço exterior da escola, assim como, promover a proteção da mesma.
O projeto foi dado a conhecer aos diretores de turma, aos professores de Ciências Naturais e Biologia e Geologia, via email, pela coordenadora do Eco - Escolas.
As professoras que lecionam a disciplina de Biologia e Geologia, no 11º ano, acharam o projeto muito interessante e, uma vez que os objetivos do projeto vão de encontro a uma das temáticas lecionadas na disciplina, a Sistemática dos seres vivos - Regras de nomenclatura e Identificação de espécies, decidiram participar no mesmo e envolver todos os alunos das turmas do 11º A e 11ºB (Curso Científico - Humanístico Ciências e Tecnologias).
O trabalho com os alunos foi desenvolvido da seguinte forma:
1- Elaboração por parte dos professores de um guião de trabalho e depois fornecido aos alunos, aquando da realização da atividade.
2- Constituição de grupos de trabalho.
3- Divisão do espaço exterior da escola, de forma a que cada grupo de trabalho só pudesse analisar e fotografar as espécies num determinado espaço, evitando assim, a repetição das fotografias das diferentes espécies.
4- Os vários alunos de cada grupo, a partir do telemóvel, tiraram as fotografias que entenderam e, posteriormente, selecionaram as duas melhores. Em sala de aula, identificaram o nome vulgar e o nome científico de cada uma das espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist/Biovidersity4All, ou usando sites variados, entre os quais o Flora-On.
5- Preenchimento da "Ficha de Identificação das Espécies" fornecida pela ABAE, pesquisando a informação solicitada nos mais variados sites fornecidos e outros. Terminando com a elaboração de uma ilustração de cada uma das espécies selecionadas.
6- Seleção das 10 melhores fotos e das 10 melhores ilustrações elaboradas, pelas duas professoras que lecionam a disciplina de Biologia e Geologia nas referidas turmas, juntamente com a coordenadora do programa Eco - Escolas.
NOTA: As fichas das espécies/slides foram partilhados com toda a turma, no classroom e estão a ser objeto de um projeto etwining, onde serão dados a conhecer a alunos de outros países depois de traduzidos para inglês e solicitando um trabalho idêntico aos alunos estrangeiros com o objetivo de conhecer a flora e a fauna dos seus recintos escolares.