A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Salgueiro chorão - Salix babylonica

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Choupo - Populus alba

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Aralia rex

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Dente de leão - Taraxacum officinale

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais de 8º ano, os alunos realizaram um Bioblitz no jardim da escola.
Com o seu telemóvel e utilizando a aplicação "Arduíno Journal" foram fazendo o registo das espécies encontradas e a sua identificação utilizando aplicações para telemóvel como o "Seeks" e "iNaturalist". No final enviaram o relatório da atividade em formato PDF para o docente responsável.
Após a ação no jardim da escola, os diferentes grupos partilharam com os colegas as espécies encontradas e investigaram mais sobre as mesmas. Relativamente às espécies de maiores dimensões e perenes, como por exemplo os arbustos e árvores do jardim, os alunos complementaram a informação recolhida durante a ação no terreno e criaram textos associados a QRcode que colocaram junto a algumas das espécies mais emblemáticas do nosso jardim.