A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Esteva - Cistus ladanifer - Ficha: Clara e Mariana - 8 FA

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto "A Biodiversidade da Minha Escola" foi desenvolvido com a participação de todos os alunos do 3.º ciclo da Escola Básica 2,3 de Freixianda. Os alunos participaram em saídas de campo para observação e registo fotográfico da biodiversidade local. Antes de realizar estas saídas de campo, os alunos aprenderam a utilizar a aplicação móvel iNaturalist, que ajuda na identificação de espécies a partir de fotografias de seres vivos. A aplicação iNaturalist funciona conjuntamente com a plataforma BioDiversity4All (https://www.biodiversity4all.org/), que corresponde à rede internacional de ciência cidadã iNaturalist em Portugal.
As saídas de campo foram realizadas no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e os alunos tiveram oportunidade de fotografar muitas espécies, incluindo algumas espécies que são raras em Portugal. Foi realizada ainda, no dia 9 de maio (2022), uma saída de campo com todos os alunos e docentes da escola, onde foram fotografadas e registadas muitas espécies com a aplicação iNaturalist. Neste dia, todas as aulas na escola foram substituídas pelo trabalho de campo.
Todas as observações (fotos) de seres vivos obtidas pelos alunos podem ser vistas na plataforma BioDiversity4All num projeto da escola (https://www.biodiversity4all.org/projects/trilhos-da-biodiversidade-e-b-2-3-de-freixianda) que foi criado com o apoio da Sociedade Portuguesa de Botânica.
As fichas informativas e os desenhos de espécies fotografadas foram realizadas pelos alunos do 8.º ano no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, por se enquadrar no programa e aprendizagens essenciais desta disciplina.
Os alunos participaram com entusiasmo nas saídas de campo, fizeram numerosas observações de seres vivos, que permitiram conhecer melhor e valorizar a biodiversidade local. Alguns alunos empenharam-se também na preparação das fichas de espécie e nos desenhos. Os alunos com apoio da Educação Especial gostaram muito destas atividades e passaram a estar mais interessados nas aulas de Ciências Naturais.