A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto “Biodiversidade da minha escola” tem o intuito de sensibilizar os alunos para a preservação do espaço e das espécies existentes no espaço exterior da nossa escola, evitando danificar ou de alguma forma degradar os seres vivos existentes.
Foi realizado o enquadramento da mesma no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recapitulando os principais conceitos necessários. Este enquadramento teórico visou a classificação dos organismos em reinos, particularmente Animalia, Plantae e Fungi, bem como o que representa o seu estatuto de conservação.
Posteriormente, foram elaborados grupos de trabalho e cada grupo de trabalho efetuou o registo na plataforma “BioDiversity4all” e instalou a aplicação iNaturalist no smartphone. Foi abordado o funcionamento da aplicação numa aula prática.
Seguidamente foram distribuídas tarefas pelos grupos de trabalho (registo fotográfico, registo escrito das diferentes caraterísticas em grelha.
Cada grupo preencheu uma tabela de registos com número da fotografia, localização na escola, nome comum, caraterísticas do ser vivo e outras observações, enquanto fotografava os espécimes que pretendia identificar.
Após a identificação das espécies, recorrendo à aplicação iNaturalist, à ajuda dos professores e recorrendo a informação em sítios da internet, foram preenchidas as fichas de espécie.
Posteriormente, foi feito um registo gráfico e cromático em papel cavalinho com lápis de grafite e lápis de cor.
No final os alunos deram algumas sugestões no sentido de dar continuidade a este trabalho. Sugeriram a recolha de exemplares de espécies vegetais para assinalar o “Dia da Espiga” e, posteriormente, elaborar um herbário.