A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3.º A e 2.º D

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A "Biodiversidade da Minha Escola" é um tema naturalmente desenvolvido pelos alunos no espaço de recreio, pois passam algum do seu tempo livre a "investigar" e "observar" a vida existente à sua volta, descobrindo o mundo natural. Assim, o desenvolvimento deste projeto não foi mais do que despertar ainda mais dessa curiosidade, estruturando um trabalho completo à volta do tema, com desenvolvimento na sala de aula e em casa.
Assim, o processo começou pela investigação dos seres vivos que os alunos conseguiram observar, entre animais e plantas, elaborando-se desenhos daqueles que mais lhe haviam chamado à atenção. Posteriormente, passou-se para um processo de investigação realizado em sala de aula e em casa, para se tentarem descobrir outras características. Partilharam-se esses conhecimentos com os diversos elementos da turma e entre as duas turmas.
Este tema foi, de facto, muito interessante e o envolvimento dos alunos foi notório.
Serviu para os consciencializar e despertar ainda mais, para a preservação daqueles minúsculos seres, tantas vezes desprezados e pisados, que habitam, na maior parte das vezes, o chão e aos quais nem sequer prestamos atenção, quer sejam eles animais ou plantas.