A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A nossa escola está situada em ambiente urbano, no entanto, dentro do recinto escolar, podemos encontrar algumas árvores (sobreiro, freixo, carvalho, cedro) e alguns arbustos. Os alunos estão habituados a aproveitar este espaço nos seus momentos de brincadeira nos intervalos.
Para apresentar o projeto, a turma foi convidada a fazer uma aula no exterior para ouvir e sentir a natureza. Rapidamente, as crianças ouviram melros, gaivotas, pegas rabudas e outras espécies de aves. Também descobriram que há várias espécies de insetos, árvores e arbustos. A docente foi fotografando o que os alunos iam observando, mas como as descobertas eram imensas, ficou decidido fazer a observação por etapas: dedicar um dia para observar as aves, outro para os insetos e outro para as plantas.
Estas aulas ao ar livre foram um sucesso! As crianças utilizaram os 5 sentidos para explorar o espaço envolvente. Em sala de aula, as fotografias eram apresentadas no quadro interativo e investigámos sobre algumas espécies, fizemos a sua ilustração e preenchemos a ficha da espécie.
A ideia da construção de um Hotel de Insetos foi acolhida com muito entusiasmo. Contámos com a ajuda de um familiar da turma para a construção da base em madeira. Em sala de aula, os alunos foram trazendo diversos materiais para "preencherem" o hotel. No final, ele foi colocado num espaço ajardinado bastante florido.
Foi sem dúvida um projeto interdisciplinar bastante enriquecedor para toda a comunidade educativa.