A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade “A Biodiversidade da Minha Escola” foi um dos desafios selecionados dentro da temática da Biodiversidade, estando preconizada no plano de ação da ESS para o presente ano letivo (2021/22).
A Biodiversidade, para além de garantir suporte à vida, é essencial para o fornecimento de alimentos, o desenvolvimento de medicamentos e a existência de vários serviços dos ecossistemas. No entanto, grande parte da biodiversidade do nosso planeta encontra-se em risco de desaparecer devido ao consumo humano e outras atividades que perturbam e até destroem os ecossistemas de vários seres vivos. A poluição, as alterações climáticas e o elevado crescimento populacional são exemplos de ameaças à biodiversidade que têm vindo a provocar um aumento sem precedentes na taxa de extinção de várias espécies. Atendendo a este cenário, é necessário implementar esforços para preservar a biodiversidade e, em particular, para proteger espécies ameaçadas e os seus habitats, tornando-se a sensibilização da população para esta temática uma importante ferramenta para atingir estes objetivos.
Neste contexto, o desafio proposto nesta atividade previa a realização de sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar e/ou espaço envolvente, a captura de imagens das espécies encontradas, identificação e preenchimento das fichas de espécies e ainda a elaboração de ilustrações das espécies encontradas.
Com o intuito de ir ao encontro do proposto, o Conselho Eco-Escolas da ESS promoveu a realização de sessões de observação da flora e da fauna da ESS, as quais contaram com a participação de diversos elementos do Conselho e da comunidade escolar. Nestas sessões foram fotografadas as diversas espécies presentes no recinto escolar, tendo sido elaboradas posteriormente as respetivas fichas de espécie e ilustrações.