A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1 do Mato (Estarreja)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito do Tema: “Biodiversidade da minha escola” como resultado de atividades desenroladas durante o ano letivo, até à data.
Esta iniciativa permitiu dar a conhecer e promover a ação pela preservação/proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar da Escola do Mato.
Depois de várias sessões informativas e participações em atividades da Bioria, cujos temas foram sendo trabalhados, foi proposto aos alunos, prestar mais atenção à biodiversidade da Escola do Mato com o objetivo de observar e identificar a flora e a fauna.
Foi apresentado o projeto/concurso aos alunos e disponibilizado os recursos de pesquisa. Todas as semanas foram observadas as árvores, arbustos e descoberta de alguns animais no recinto escolar.
A seguir foram selecionadas as espécies: paulónia, nespereira, araçazeiro, azevinho, alecrim e o caracol e a minhoca-da-terra, Todos os todos os alunos desenharam, presencialmente.
Na sala, os alunos consultaram a página web com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação e preencheram parte da ficha da espécie: o nome vulgar, o nome científico e o estatuto de conservação. Depois de distribuídas em grupos de três alunos,( sete grupos) estes prosseguiram as suas pesquisas, em casa, procurando preencher a restante ficha: ”Distribuição geográfica e Ameaças/Curiosidades”.
Reuniram-se em grupo, selecionaram e organizaram a informação num cartaz.
Concluíram o trabalho, depois de várias sessões de trabalho…apresentando 7 cartazes, os quais estão em exposição na escola para poder ser observado por toda a comunidade escolar .
Esta intervenção educativa desenvolvida visa o desenvolvimento integral dos alunos.Em todo o processo de realização deste desafio/trabalho, os alunos estiveram sempre motivados, participaram ativamente e compreenderam a importância da biodiversidade e reconheceram as suas ameaças . Sentiram, também uma enorme ligação à natureza e a responsabilidade de ser um cidadão ativo e interventivo na valorização e preservação das espécies e do património natural, promovendo a sua cidadania ativa e pensamento crítico, através de um processo ativo de aprendizagem.