A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Casa da Criança S. Julião (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Grupo de crianças de 3 anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A base do nosso do nosso projeto curricular de grupo consiste numa constante valorização da Natureza. As crianças brincaram nos diversos espaços exteriores e descobriram plantas, bichinhos e uma diversidade de aves. Revelaram um grande fascínio e vontade em saber mais sobre aves. Como tal o nosso projeto focou-se em conhecer as aves que nos rodeiam. Foram exploradas diversas histórias e livros sobre aves. Pesquisam sobre estas no computador e visualizaram pequenos vídeos sobre algumas das aves encontradas. Ficaram a conhecer as 3 características para ser uma ave (ter penas, bico e a reprodução ser feita através de ovos). Foi sendo constituído um ficheiro - aves ao nosso redor e foram exploradas diversas fotos com aves que íamos descobrindo e encontrando (melro, pega-rabuda, pardal doméstico, alvéola branca, pombo comum, pisco-de-peito-ruivo, rola turca, andorinha e gaivota).
Desenharam, pintaram e elaboraram aves tridimensionais tendo como base madeiras recolhidas na praia pelas famílias. Foi sugerido aos pais que construíssem casas de pássaros para colocar no nosso jardim.
Construímos, com frutas diversas (laranja, maracujá, coco, limão e tangerina) e com pinhas com sementes, alguns comedouros para colocar no exterior. Ainda foram elaboradas casas e comedouros para pássaros com caixas de madeira e bebedouros com garrafas.
Foram exploradas variadas obras de arte onde figuram aves e depois as crianças fizeram as suas próprias representações.
Elaboraram e foram entregues aos pais cartões pintados com vários conselhos sobre como cuidar e proteger os diferentes tipos de aves.
Visitaram e passearam no parque junto à Casa da Criança para observar as aves e os ninhos existentes nas árvores.
Tem-se revelado um projeto muito enriquecedor em que as crianças do grupo demonstraram grande envolvimento e entusiasmo. Também houve o envolvimento das famílias que participaram em diversas etapas do projeto. Saliento a dificuldade que tive em fotografar as diversas aves.
INTERVENIENTES:
25 Crianças do Grupo 3 anos do Jardim de Infância da Casa da Criança S. Julião – Fundação Bissaya Barreto.+ Famílias + Educadora + Auxiliar de ação educativa.