A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3º e 4º anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A existência deste projeto foi dada a conhecer aos alunos aquando da primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, na apresentação dos temas a trabalhar durante o ano letivo.
Deu-se início ao projeto com a explicação do conceito de Biodiversidade e em conjunto descobrimos quais as boas atitudes que podemos tomar para proteger essa mesma biodiversidade existente no recreio da nossa escola, no nosso quintal ou nos locais naturais que visitamos.
Após esta etapa, foram realizadas observações no pátio da escola e uma saída de campo. Os alunos foram registando as suas observações (desenho) numa folha de registo simples. Foi também conseguido um registo fotográfico e algumas espécies.
De seguida, realizaram a pesquisa necessária para conhecer a espécie de flora ou fauna que encontraram, com recurso aos sites indicados e utilizando também aplicações de identificação de espécies de plantas (pequeno, médio e grande porte), no próprio local de observação.
Por fim, os alunos também tiveram oportunidade de explorar a biodiversidade nas suas próprias casas e mostrar aos colegas os seus achados.
O trabalho realizado esteve em exposição na escola, para todos apreciarem as espécies encontradas na casa de cada um.
O trabalho foi divulgado junto dos encarregados de educação através de meios digitais e outros (plataforma TEAMS e Whatsap).