A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ao 9º anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Atividade: Biodiversidade da minha escola
- Escola Básica Dr. Costa Matos – Vila Nova de Gaia
- Professoras coordenadoras: Margarida Alves e Rosário Raimundo
- Alunos envolvidos: 2 turmas de 5º ano na disciplina de Educação Visual, 4 turmas de 8º ano CN e 5 alunos de 9º ano em Ciências Naturais (opcional)
Fases do projeto:
Como coordenadora Eco-escolas tratei de fazer a divulgação na comunidade escolar (Classroom Eco-escolas, e-mails e passa-palavra), incentivei colegas a participar com as turmas e propus o trabalho, de forma opcional, aos meus alunos de 9º ano.
Os professores de Educação Visual e Ciências Naturais fizeram a divulgação e proposta de elaboração de trabalhos aos alunos nas suas disciplinas. Nas minhas 2 turmas de 9º ano, na disciplina de Ciências Naturais, apresentei a atividade e resumi o regulamento, ficando este trabalho a ser opcional.
Foi feita uma sensibilização sobre a importância da biodiversidade, principalmente em EV e CN, enquadrados nos currículos das disciplinas. Os alunos ficaram mais atentos e curiosos com a variedade de seres vivos que podem encontrar no recinto escolar. Para trazer um estímulo extra, durante o 2º período decorreu um concurso fotográfico, sobre a biodiversidade da nossa escola. Neste concurso participaram cerca de 50 alunos e recebemos 130 fotografias. As melhores fotografias foram selecionadas pelas coordenadoras Eco-escolas e no último conselho Eco-escolas foram eleitos os 3 melhores trabalhos, que receberão os prémios no dia 6 de junho, dia em que comemoraremos o Dia Mundial do Ambiente e Dia Eco-escolas.
Alguns professores levaram os alunos para o exterior para observar e fotografar a biodiversidade encontrada. A recolha de imagens foi feita com os telemóveis dos alunos.
Foram ilustradas algumas das fotografias recolhidas em sala de aula (em Ev) ou de forma autónoma. Os trabalhos selecionados foram submetidos.
Vila Nova de Gaia, 29 de maio de 2022
A coordenadora Eco-escolas