A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Esta atividade foi desenvolvida por todas as turmas de 8º ano da nossa escola na disciplina de Ciências Naturais, durante três aulas de 50 minutos.
De notar que os alunos de 8º ano previamente aprenderam os conceitos de diversidade específica, de diversidade genética e de diversidade de ecossistemas, bem como a importância da biodiversidade. Em atividades desenvolvidas anteriormente, distinguiram espécies autóctones de espécies exóticas e conheceram algumas características morfológicas e comportamentais dos grupos de seres vivos, de modo a facilitar a observação das espécies. Foram também explicadas as regras de escrita do nome científico das espécies.
Cada professor apresentou a atividade aos seus alunos, explicando que cabia a cada grupo (de 4/5 alunos), escolher duas espécies existentes no espaço escolar para a realização do seu trabalho. Foram fornecidas as informações das tarefas a executar no trabalho de campo (observação da biodiversidade do recinto escolar, seleção das espécies pretendidas e captura de várias fotografias dos exemplares escolhidos), alertando para a procura de pormenores e sensibilizando para a preservação da natureza durante a aula de campo, nomeadamente não colhendo exemplares, nem pisando os canteiros. Os alunos circularam livremente pelo recinto escolar, munidos dos seus telemóveis para a captura das imagens, apreciando a biodiversidade existente e escolhendo as espécies que mais lhes agradaram. De salientar o elevado interesse e envolvimento dos alunos neste tipo de aprendizagem ativa, de ligação à natureza.
Regressando à sala de aula, foram apresentadas as escolhas efetuadas e as imagens capturadas e iniciou-se a identificação das duas espécies, com os seus nomes comuns e científicos, utilizando aplicações móveis (Google lens) e os guias de identificação (sugeridos pela ABAE) disponibilizados no classroom da turma. Após a definição das espécies seguiu-se a pesquisa sobre as características das mesmas, com auxílio do material fornecido ou outros elementos bibliográficos, a seleção da informação e a produção de texto para preenchimento da ficha da espécie para cada uma delas.
As fichas de espécie, devidamente preenchidas, foram entregues por cada grupo através do classroom da turma. Depois de verificada a correção das informações contidas na ficha da espécie, cada grupo apresentou à turma o seu trabalho e foram escolhidas as fichas de espécie com melhor qualidade, tendo em conta a identificação correta (nome vulgar e nome científico), aplicação das regras de nomenclatura científica, informação correta e pertinente, expressão escrita correta, clara e concisa e qualidade das imagens. Solicitaram-se voluntários para elaborarem uma ilustração de cada espécie selecionada.
As professoras que lecionam 8º ano procederam à seleção das fichas de espécie a enviar a concurso, de modo a que transmitissem a diversidade existente na nossa escola.