A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola (Grândola)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º Técnico de Produção Agropecuária

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Com o objetivo principal de conhecer a biodiversidade que rodeia o amplo espaço escolar da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola e complementando outras atividades relacionadas com o tema do ano “Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”, do Projeto Eco-Escolas, aprovou o Conselho Eco-Escola a participação nesta atividade, e inclui-la no plano de ação 2021-2022.
Assim, na disciplina de Produção Agrícola e com os 15 alunos da turma do 10ºano do Curso Técnico de Produção Agropecuária, iniciou-se a atividade com o visionamento do webinar “A biodiversidade da minha escola”.
Em Fevereiro, numa aula prática no exterior, os 15 alunos, divididos em grupos de 5, iniciaram o projeto, com a observação livre da flora e da fauna do recinto escolar, incluindo a exploração agrícola, obtendo imagens com os seus telemóveis. Das imagens recolhidas, foram selecionadas 5 espécies por grupo. Em momentos seguintes, foi realizada pesquisa e recolha de informação, de modo a caracterizar as espécies, recorrendo a várias fontes, quer através da instalação nos TM da app iNaturalist, BioDiversity4All, guias de identificação existentes na Biblioteca Escolar, site da ICNF e outros, para incluir nas fichas das espécies. Com os elementos recolhidos foram preenchidas as fichas da espécie, e realizadas as ilustrações.
Desde fevereiro até maio, foi ainda possível acompanhar o ciclo biológico das espécies através do registo de imagens em vários momentos, conforme se pode observar nas fichas das espécies, de modo a cumprir-se também os objetivos da planificação curricular da disciplina de Produção Agrícola.
Com o material obtido, pretende-se dar continuidade a este projeto, nos próximos anos letivos, de modo a construir-se um e-book com a biodiversidade da EPDRGrândola, em articulação com a Biblioteca da escola, e integrando também a participação das turmas de Turismo Ambiental e Rural.
Os alunos participaram ativamente e com grande empenho neste projeto, e constataram a enorme biodiversidade existente na escola, e de como é importante para o equilíbrio dos ecossistemas, conhecer, preservar, e proteger as espécies, porque todas elas possuem um papel fundamental na comunidade onde habitam.
A Coordenadora do Projeto Eco-Escolas
Paula Faxelha