A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O trabalho agora apresentado iniciou-se com a comemoração do dia da floresta autóctone, a 23 de novembro, com uma aula ao ar livre para observação das árvores nativas existentes na Escola, assim como a identificação de espécies exóticas e de espécies invasoras.
Os alunos tinham, antecipadamente, recebido bibliografia sobre a Floresta Autóctone Portuguesa e tinham sido convidados a estudar uma espécie à escolha para apresentar algumas caraterísticas nesta aula no recreio escolar. Foram ainda identificadas algumas relações bióticas e abióticas visíveis nos jardins da Escola
No 2.º período, a turma estudou depois os ecossistemas locais, identificando as espécies mais comuns e as suas relações alimentares, no âmbito do projeto “A natureza é a melhor sala de aula” promovido pelo CRE-Porto, construindo teias alimentares.
Para dar resposta ao desafio “A Biodiversidade na minha Escola” do Programa Eco-Escolas, os alunos fotografaram várias espécies existentes nos jardins da escola e identificaram-nas utilizando as app iPlant, iNaturalist, Google Lens. Selecionaram posteriormente as espécies que pretendiam levar a concurso, tendo elaborado a respetiva ficha de identificação, com base na bibliografia disponibilizada, e executado a sua ilustração.
Agora no 3.º período, a turma do 8.ºD criou uma “Caça ao Tesouro”, com pistas sobre as espécies existentes nos jardins da escola, para partilhar conhecimentos com os colegas das turmas A, B e C do mesmo ano, alertar para a importância da preservação da diversidade biológica e comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade. O envolvimento dos alunos dinamizadores da atividade e dos alunos participantes foi notória e o prazer da aprendizagem explícito.
Foram também construídos comedouros e bebedouros para colocar nas árvores de forma a atrair aves e aumentar a Biodiversidade na Escola.
Foi ainda lançado um Concurso de Fotografia e Poema a toda a comunidade educativa (alunos, docentes e não docentes, pais e encarregados de educação, alusivo ao tema Biodiversidade, com o intuito de incrementar a sensibilidade artística e ambiental, estimulando a ligação afetiva e a consequente proteção da natureza.
A atividade "Caça ao Tesouro da Biodiversidade" revelou-se muito profícua em termos de aprendizagem ativa. Os alunos de 8.º ano puderam reconhecer as espécies existentes na Escola e as suas caraterísticas, consolidando conhecimentos, por um lado, e revelando entusiasmo na sua descoberta, por outro.
A construção de comedouros e bebedouros pelos alunos e respetivas famílias, assim como a participação no Concurso de Fotografia e Poema aproxima e estreita laços na comunidade educativa permitindo a construção de uma cidadania ativa e promotora da sustentabilidade.