A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
3ºA do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, na UFCD-5265- Educação Ambiental do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental Rural foi proposto aos alunos a participação no projeto “A Biodiversidade da minha escola”. O tempo de duração da atividade foi muito curto, teve início a 10 de março e término a 24 de abril de 2022. Numa primeira fase foi apresentado o projeto aos alunos, procedeu-se à sua leitura, dando a conhecer os principais objetivos e esclarecimento de dúvidas existentes. Seguidamente, foi feita a planificação da atividade. Dado ao pequeno número de alunos foi criado um único grupo de trabalho. Foram feitas sessões de observação da flora e da fauna do recinto escolar, nestas foram capturadas imagens utilizando os telemóveis. Foi criada uma pasta com as imagens capturadas. Nas sessões seguintes iniciou-se por selecionar duas imagens capturadas por aluno, seguindo a pesquisa de identificação das espécies selecionadas com auxílios de guias de identificação, aplicações móveis e sites recomendados. Posteriormente, procedeu-se ao preenchimento da ficha de espécie e depois à elaboração de ilustrações das espécies. Os alunos envolveram-se na atividade com grande entusiasmo e dinamismo.