A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6.º, 7.º e 8.º anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A nossa escola aceitou o desafio lançado pelo projeto “Biodiversidade na minha escola” e lançou mãos à obra com três turmas do ensino básico (6.ºA, 7.ºA e 8.ºD). As duas primeiras turmas participaram na construção de comedouros, na disciplina de educação tecnológica, que foram distribuídos pelas árvores do recinto escolar, com a envolvência das docentes das disciplinas de cidadania e desenvolvimento e de ciências naturais. Esta ação surgiu como medida de proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar. Numa outra vertente e no sentido de despertar a curiosidade, o espírito de observação, aliados ao incremento do conhecimento sobre as espécies da fauna e da flora características do espaço escolar, as turmas do 6.ºA e do 8.ºD tiveram uma aula de campo, com a colaboração da Doutora Susana Neves (docente da nossa escola e atualmente destacada na Sociedade Portuguesa de Botânica) identificaram algumas espécies com recurso à aplicação iNaturalist. Algumas espécies foram acompanhadas de ilustrações, realizadas nas aulas de educação visual (6.ºA) e descritas com base nos links fornecidos na página do projeto.