A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A nossa escola, EB Viso, está localizada numa zona residencial, no centro da cidade da Figueira da Foz. O espaço envolvente da escola é urbano e o recreio tem canteiros com algumas espécies vegetais, alguns insetos e costumávamos ter a visita de algumas aves, como pombas e gaivotas. Constatámos que isso não tem acontecido porque alterámos a nossa rotina no exterior e já não lanchamos lá. Como os alunos têm pouco contacto com a natureza e não observam “com olhos de ver” as plantas existentes e os animais que vivem ou visitam o nosso espaço exterior, este desafio promoveu uma maior ligação à Natureza e proporcionou momentos de observação que cativaram os alunos. Munidos de papel, lápis, lupas e máquina fotográfica, os alunos redescobriram uma forma diferente de estar no espaço exterior da escola: observações, Ilustrações e fotografias. Foram feitas pesquisas em contexto familiar das espécies observadas e preenchidas as fichas das espécies. Foram aprendizagens ativas, muito enriquecedoras e estimulantes que promoveram a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.