A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No decorrer deste projeto foram feitas várias saídas da sala de aula, para o espaço exterior, na disciplina de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, para documentar a diversidade de espécies, fotografando e identificando a fauna e flora da nossa escola.
A aplicação usada para a identificação das espécies foi a SeeK by Inaturalist.
Assim, os alunos fotografaram, identificaram, pesquisaram e ilustraram várias espécies, nas disciplinas de Cidadania, Ciências e Educação Visual. Nesta última os alunos escolheram uma espécie animal ou vegetal para ilustrarem individualmente. Na ilustração das espécies, para além dos desenhos dos alunos, utilizaram-se tecidos velhos como suporte.
Conseguiram identificar e ilustrar mais espécies, além das que aqui foram submetidas, como a minhoca, a joaninha, os pardais, o melro, a alvéola cinzenta, uma garça que apareceu para caçar uma lagartixa que se encontrava no espaço relvado, uma poupa também aí, as gaivotas, que andam sempre por lá, os nossos patos mudos, que se passeiam por todo o recinto da escola e ainda outras que acabaram por não conseguir identificar devido à falta de qualidade das imagens, já que as aves, sem equipamento adequado são bastante difíceis de fotografar. Ainda fotografaram e identificaram várias outras plantas e insetos.
Na disciplina de Educação Tecnológica projetaram, construíram e colocaram ninhos e comedouros para as aves, com o objetivo de atrair para o recinto da escola uma maior diversidade de aves. Fizeram pesquisas sobre as aves que poderiam aparecer por ali e foram visionados vários vídeos no Youtube, para inspiração, antes da construção dos ninhos. Desenharam as suas ideias e recorreram a vários materiais que reutilizaram: garrafão de plástico, pacotes de leite, pacotes de sumo, rolhas de cortiça, paus de gelado, botões. Estes trabalhos foram desenvolvidos em pequenos grupos. Também iniciaram o projeto e a construção de um hotel para insetos, ainda por terminar.
De referir que os alunos participaram ativamente em todas as atividades, com muito interesse, pensamento crítico e interventivo, criatividade e boa disposição.
Este projeto de aprendizagem ativa, em trabalho de campo, veio assim contribuir para uma maior ligação à natureza pelos alunos. Deu-lhes a conhecer a diversidade de espécies de insetos, aves, plantas e outros, que “visitam” ou existem nos espaços exteriores da sua escola, promovendo a valorização de todos estes seres vivos e uma consciência da necessidade da proteção e da preservação desta biodiversidade, propagando valores de cidadania ativa.