A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 8º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Integrado nos temas do presente ano letivo Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar, este projeto teve como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar no nosso agrupamento.
O desafio lançado aos alunos, seria o de documentar a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que se encontravam no recinto escolar.
Deu-se início ao trabalho com a constituição dos diferentes grupos, cada um encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies. De seguida, realizaram-se algumas sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar para que os grupos capturassem imagens, utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel das espécies encontradas.
Posteriormente tiveram de identificar as espécies. Para isso, tiveram a ajuda de guias de identificação, recurso à biblioteca da escola e, pesquisa na internet.
O trabalho continuou com o preenchimento da ficha de espécie. E, por último, cada grupo de trabalho, elaborou uma ilustração de cada espécie identificada.
Para facilitar e até promover a observação de alguns grupos de espécies, como foram os casos das aves e dos insetos, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e em articulação com programa Eco-Escolas do nosso Agrupamento, foi implementada uma atividade paralela, com a elaboração e colocação de comedouros e bebedouros para aves.
Esta atividade foi um verdadeiro sucesso. Todos os alunos participaram com grande entusiamo.