A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
12º ano - alunos de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais

N.º de Participantes:
21

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Começamos por fazer uma pesquisa na internet sobre as plantas da região onde se localiza a nossa escola (Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação – Vagos). Nesta pesquisa ficámos com uma ideia das principais características de cada espécie e das suas peculiaridades.
Feita a pesquisa e munidos de equipamento digital fizemos um percurso pelo espaço envolvente à escola onde podíamos ver as espécies pesquisadas. Depois de as identificar, procedemos ao seu registo fotográfico e fomos desafiados a desenhá-las, envolvendo neste projeto tanto alunos da área de ciências como alunos da área de artes, todos da mesma turma.
De volta à sala de aula fizemos uma pesquisa mais aprofundada sobre cada uma das espécies e elaborámos um trabalho digital com todo o material recolhido (digitalizando as fotografias e os desenhos e complementando com mais informação recolhida em alguns sites: https://jb.utad.pt/especie/Aloe_arborescens, https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.cm
mafra.pt/cmmafra/uploads/document/file/306/caracterizacao_dos_valores_naturais.pd f&ved=2ahUKEwimit_p7Ob3AhVlyoUKHY0FArkQFnoECAQQAQ&usg=AOvVaw2vuhSQm urpg-sKDsTLk7UV e em http://www.mitra-nature.uevora.pt/Especies-e habitats/Fungos/Liquenes/Foliaceos/Parmelia-barrenoae).
Foi um trabalho que nos deu imenso prazer a realizar, pois conhecemos novas espécies e os seus nomes, pusemos à prova os nossos dotes artísticos e relembramos a importância da preservação da biodiversidade (visto que muitas das espécies não tinham medidas específicas para as conservar).
Dessa maneira, foi salientado o nosso papel de preservar estas e também outras espécies. É da nossa responsabilidade cuidar desta casa comum.