A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia de 11º ano, a professora que a leciona Catarina Gomes , propôs à turma A, participar no desafio Eco- Escolas "A Biodiversidade na minha escola".
O desafio foi colocado no início do segundo período mas a sua concretização decorreu apenas no terceiro período após a lecionação do domínio "Sistemática dos seres vivos" e quando as condições meteorológicas facilitaram a exploração do recinto escolar.
Num primeiro momento foi apresentado o projeto aos alunos e explicitado o que se pretendia deles. Posteriormente foi feito um reconhecimento pelo recinto escolar. Foram formados 2 grupos de trabalho e quando as condições foram propícias foi feita a saída de campo tendo os alunos fotografado as espécies à sua escolha, maioritariamente plantas e insetos por serem mais fáceis de encontrar. Já na sala de aula foi feita a identificação com recurso a diversas aplicações e sites. A maior dificuldade prendeu-se com a identificação de alguns insetos que, ainda assim os alunos pretendiam mostrar. Foi feita a pesquisa referente às restantes informações e preenchidas as fichas das espécies. Foi feita a ilustração das espécies selecionadas.
Os alunos participaram na atividade com muito entusiasmo, mas tiveram pena que algumas das espécies por si selecionadas não fossem de fácil identificação. Alguns ficaram mais alertados para a biodiversidade que se encontra ao seu redor.