A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/JI do Viso (Vila Nova de Gaia) (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Após a apresentação do desafio aos alunos e de o mesmo ter sido aceite de imediato procedeu-se a uma assembleia de turma em que os alunos fizeram sugestões sobre as possíveis tarefas a desenvolver.
Assim, foi decidido criar-se um um pequeno jardim e uma pequena horta para ver o desenvolvimento das várias espécies. Para o efeito procedeu-se a uma pesquisa sobre as culturas mais habituais na região. Desta pesquisa resultou a opção por: Xuxu, couve galega, girassol, feijão, salsa, alface, abóbora e espinafres e, no caso de jardim pelos chorões, agapantes e sardinheiras.
Os alunos percorreram o recreio com máquina fotográfica registando várias espécies, das quais selecionaram as cinco apresentadas. Em grupo procederam à pesquisa nos 3 computadores existentes na sala, selecionaram e organizaram a informação que compilaram para o caderno para posteriormente criarem as fichas das espécies. Na fase seguinte fizeram os esboços e pintaram as várias espécies. Por fim procederam à elaboração da ficha da espécie.