A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
80 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito do Domínio “Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio” da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do quinto ano foram desafiados a descobrir quais as espécies que habitam o espaço envolvente da escola.
Depois de relembrarem os conceitos de biodiversidade e habitat, investigaram autonomamente as espécies autóctones e as invasoras mais caraterísticas do nosso país e da nossa região.
Posteriormente elaboraram um guião de saída de campo e foram à descoberta de animais e plantas pelo espaço envolvente da escola. Observaram, escolheram os exemplares, tiraram notas, desenharam e fotografaram os exemplares que consideraram mais apelativos. Com a ajuda das aplicações inaturalist e plantnet identificaram as espécies para a seguir investigar mais sobre elas.
Na sala de aula, cada grupo de trabalho preencheu a “Ficha da espécie” e apresentou o resultado do seu trabalho à turma.
No fim, ainda houve espaço para aferir os conhecimentos adquiridos através de atividades realizadas no mentimeter.
Destaca-se o entusiasmo e empenho dos alunos no decorrer das diversas atividades.