A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Dr. Alberto Iria (Olhão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2º ano

N.º de Participantes:
60 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A Escola Básica Nº1 de Olhão é constituída por três edifícios escolares do 1º ciclo, um espaço polivalente (onde funciona o refeitório), vários espaços para a prática da educação física; e ainda o Jardim-de-Infância. Todo este espaço é murado. Mas no interior do recreio, é visível uma grande diversidade de plantas, desde plantas rasteiras, pequenos arbustos e árvores. Também existe uma pequena horta biológica, onde vivem e se alimentam algumas espécies de animais, como formigas, joaninhas, abelhas, …
No recinto, é possível observar alguns animais, especialmente pequenos insetos e aves, nomeadamente andorinhas, pardais ou gaivotas (estas últimas aparecem muitas vezes, após os momentos de lanche, pelos alunos, nos intervalos).
No que se refere a este desafio, «A Biodiversidade da minha escola», os alunos das três turmas do 2º ano realizaram diferentes atividades, através de várias estratégias e metodologias de trabalho, recorrendo a diversos materiais, e envolvendo diferentes disciplinas (tais como Português, Estudo do Meio, Artes Visuais e TIC).
Numa primeira aula, as professoras explicaram aos alunos o que se pretendia com este projeto. De seguida, em dias diferentes, os alunos de cada turma foram a pares, fazer um reconhecimento e observação direta de plantas por todo o recinto escolar.
Na segunda aula, os alunos voltaram ao recreio e escolheram três plantas para desenhar e pintar (numa folha de registo, entregue pelas suas professoras).
Na terceira aula, as professoras foram com os alunos para fotografarem e identificarem as plantas que cada um desenhou, através da aplicação móvel Picture This. Na sala de aula, cada aluno registou o nome científico e o nome vulgar de cada desenho elaborado na ficha individual de registo.
Na quarta aula, cada aluno teve a oportunidade de apresentar as suas ilustrações aos colegas, indicando os respetivos nomes das plantas desenhadas. Procedeu-se à votação da planta preferida da turma.
Foram selecionadas as seguintes plantas: alfarrobeira (2º A), grevílea (2º B) e jacarandá-mimoso (2º C).
Na quinta aula, os alunos trouxeram os seus tablets e realizaram pesquisas sobre o conceito “Biodiversidade” e sobre as plantas mais votadas em cada turma. De seguida, procederam ao preenchimento da Ficha da espécie, com o apoio das professoras.
Ao longo da segunda semana, realizaram-se os mesmos procedimentos, mas em relação aos animais (aves e insetos).
Foram selecionados os seguintes animais: formiga (2º A), gaivota (2º B) e andorinha-dos-beirais (2º C).
Os alunos da turma do 2ºB construíram, ainda, casinhas para paragem ou abrigo de passarinhos, com materiais recicláveis muito variados, como sendo: pacotes de leite, caixas de papelão, latas, embalagens de plástico, pauzinhos, entre muitos outros.
Como conclusão deste trabalho e para divulgação às restantes turmas da escola, cada turma do 2º ano envolvida neste projeto, colaborou com a sua professora, na composição de cartazes informativos, os quais servirão para exposição à comunidade educativa.