A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Conhecer a biodiversidade é fundamental para desencadear estratégias para a sua preservação. Conhecer a biodiversidade é reconhecer a existência de ecossistemas. O Agrupamento D. Pedro I tem na sua área de influência alguns elementos naturais de grande interesse, nomeadamente, a Reserva Natural Local do Estuário do Douro. O recinto escolar possui espaços verdes circundantes e são um exemplo da adaptabilidade da fauna e flora quando lhes damos condições, aproveitando-as e criando locais de vida inesperados. O projeto foi desenvolvido em articulação disciplinar entre as áreas de ciências naturais, educação visual, educação tecnológica e português.
Descrição
No âmbito do projeto Eco-Escolas “A Biodiversidade da Minha Escola” os alunos foram desafiados na disciplina de Ciências Naturais a investigar e a conhecer que biodiversidade existe no recinto escolar e nos espaços que rodeiam a escola. Foi com base neste desafio e na leitura da obra “A Fada Oriana”, na disciplina de português, que os alunos ficaram mais incentivados e curiosos sobre o tema. Os alunos nas aulas de ciências naturais fizeram uma saída de campo pelo recinto escolar, para observar e identificar a biodiversidade. Após o trabalho de investigação e de ficarem a conhecer melhor a biodiversidade, os alunos realizaram uma pesquisa sobre a fauna e a flora, na qual identificaram: nome comum, nome científico, estatuto de conservação, distribuição geográfica, revestimento, alimentação, curiosidades e ameaças. Os alunos preencheram ainda a ficha de espécie para cada exemplar. Na disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica os alunos fizeram ilustrações.
Avaliação da participação
Os alunos participaram com motivação, foram empenhados no desenvolvimento do projeto e manifestaram o interesse e a preocupação em proteger as espécies, pois a biodiversidade contribui para o equilíbrio do Planeta.
Conclusão
O desenvolvimento destas atividades têm como objetivo a sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre a Conservação da Biodiversidade, mediante a realização de atividades centradas nessa temática e, assim, potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do Planeta. Contribui ainda para a ligação à natureza pela comunidade educativa e promover a sua cidadania ativa e pensamento crítico, uma vez que várias pessoas assistiam com interesse no exterior da escola ao desenrolar das várias tarefas.