A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Foi-nos solicitado pela diretora de turma, a nossa professora de Biologia e Geologia, a participação no desafio lançado pelo Eco-Escolas para documentar a diversidade de espécies que se encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa e captura de imagens.
A turma foi dividida em grupos de 4 alunos, de seguida a professora apresentou a planta do recinto escolar e distribuiu os grupos pelas várias zonas assinadas na planta pela cor verde, amarelo, azul e vermelho.
Antes de iniciarmos as observações e a captura das imagens através do telemóvel, descarregamos as aplicações móveis iNaturalist/ Biodiversity4All e assistimos ao Webinar – 23 de novembro que se encontra na página do eco Escolas.
Posteriormente, procedemos a identificação das espécies fotografadas, com o auxílio das aplicações já referidas, o site Flora. on e aplicando sempre as regras de nomenclatura que aprendemos nas aulas de Biologia. Identificamos 82 espécies, lamentamos só poder apresentar 10.
Este projeto foi realizado pelos alunos da turma B do 11.º ano com a colaboração da professora de Biologia e Geologia Aurora Sofia F. Alves